Enderman
Pontos de vida
40 ( × 20)
Força de Ataque
Easy: 4 ( )
Normal: 7 ( )
Hard: 10 ( )
Geração
No Overworld ou no the End com nível de luz 7 ou menor.
Primeira aparição
Beta 1.8 Pre-release 1
ID na Rede
58
ID Jogo Salvo
Enderman
Drops
Ender Pearl (0-1) ao morrer
Experiência
5
Um enderman (plural 'endermen') é um mob humanoide neutro de 3 blocos de altura. Eles são conhecidos por suas habilidades únicas, onde podem se teleportar e pegar blocos.
Além dessas habilidades, ele também possui uma maneira peculiar de se sentir provocado. Ele se tornará hostil caso o jogador olhe para sua cabeça ou corpo (acima das pernas).
Endermen aparecem frequentemente no The End , seu mundo de origem, mas ainda necessitam de um nível de luz de 7 ou menos para desovar ('spawnar'). Eles também irão aparecer no The Overworld , embora seja 10 vezes mais raro em comparação com os outros mobs. Podem ser vistos regularmente pela noite, em grupos de até 5.Aparência
São pretos, com braços e pernas compridas. Tem olhos roxos que emitem partículas roxas parecidas com as partículas de portais do nether. Quando agressivos abrem a boca e tremem seus corpos violentamente.Comportamento
Endermen sofrem dano ao ter contato com agua e chuva. São mobs neutros, não atacaram se não forem provocados, como Zombie Pigmen. A diferença é somente a forma como se sentem provocados. Além de simplesmente atacar um, se o jogador simplesmente olhar em dua cabeça ou em seu corpo (acima das pernas), ele começará a atacar. Isso pode ocorrer a uma distância supreendentemente longa, por isso tenha cuidado ao escanear uma area aberta.
Endermen nunca vão desistir de uma perseguição uma vez que tenham se tornado hostis. Mesmo quando se deslocarem centenas de quilômetros, ele continuará a seguir até que ele ou você morra. Ainda é possivel que ele seja destraído por elementos externos, como a água ou chuva. Tenha muito cuidado quando um Enderman hostil de repente desaparece, ele ainda estará com raiva de você. Pode ter se teletransportado para muito longe, para uma área fechada próxima, ou ter ficado preso. Se você tiver sorte, ele pode ter sido teletransportado para água e morrido.
Endermen são passívos durante o dia, sempre teleportam para longe do jogador quando atacados, assim são inofensivos enquanto estão na superfície durante o dia. No entanto, é muito mais provável que vá encontrá-los no subsolo, e não na superfície.
Se um esqueleto ou um Ender Dragon atacar um Enderman enquanto ele estiver tentando atacar o jogador, o Enderman vai parar de atacar o jogador, mesmo depois de ter matado seus atacantes ofensivos.
Endermen não pode ver o jogador através de blocos transparentes, como o vidro por exemplo.
Os traços notáveis do Enderman é a capacidade de pegar e mover blocos, e se teleportar.
Teleporte
Enquanto se teleporta, o Enderman vai deixar um rastro de particulas similares as partículas de portais do inferno no lugar de onde se teleportou, mas, se o Enderman estiver segurando um bloco, ele não vai deixar nenhum rastro. Endermen se teleportam ao entrar em contato com agua ou chuva.
Endermen podem subir um bloco inteiro sem ter que pular. A faixa que um enderman pode se teleportar é de 32 metros na maioria dos casos, porém os testes informais em mundos superflat, mostram que podem se teleportar muito mais longe no eixo Y. Podem se teleportar para qualquer bloco sólido, as únicas exceções são os blocos diretamente sob a agua ou lava.
Um Enderman não pode ser teleportar enquanto estiver em um minecart . No entanto, se for atingido por um projétil, ele vai se teleportar para fora do minecart e imediatamente se teleportar de volta. É quase impossível atingi-lo com um projétil, mesmo bugado. Da mesma forma quando a agua cai em um enderman enquanto ele está em um minecart, ele irá repetidamente tentar se teleportar para fora do minecart, mas imediatamente se teleportar de volta para o carrinho. E isso vai continuar até que finalmente ele morra, ou que a agua pare.
Movendo blocos
Endermen somente irá pegar e mover determinados blocos, não importando se sejam naturais ou colocados pelo jogador. Ele irá pegar blocos horizontalmente e verticalmente próximos, em uma distância curta, similar a do jogadores (3 camadas).
Um enderman não irá devolver o bloco caso seja provocado ou morto, nesses casos o bloco vai simplesmente desaparecer.
Endermen somente pode pegar os seguintes blocos:
[1]
Grass Block
Dirt
Mycelium
Sand
Gravel
Clay
Dandelion
Rose
Brown Mushroom
Red Mushroom
Cactus
Pumpkin
Melon
TNT
Endermen não pode pegar entidades, como barco , minecart , portas , e mobs .
Danos as estruturas e ambientes
Por o Enderman possuir a habilidade de mover blocos, isso pode causar danos ao ambiente natural e em algumas estruturas construidas por jogadores. Eles também podem permitir que os animais pulem para fora das cercas, colocando blocos adjacentes.
Eles também podem polinizar cactos em biomas do deserto, removendo blocos e colocando em areia fresca, aumentando gradualmente a população de cactos nos desertos frequentemente carregados.
Prevenindo Ataques
A única maneira de fazer um Enderman atacar o jogador,é atacando ele, ou olhando para o seu rosto / parte superior do corpo com a mira.Como Endermen são três blocos de altura, o jogador pode bater apenas nas pernas dele, evitando que ele se teletransporte. Endermen geralmente só são encontrados em espaços relativamente abertos, assim, você raramente verá um Endermen em uma caverna, sendo assim, é mais provável encontrar outro Mob antes de encontrar o Endermen.
A partir de Minecraft 1.3, Endermen retorna ao estado neutro quando encosta na água, e também, se teleporta para longe dela. Isso faz com que um balde de água muito útil para despistar um Enderman acidentalmente provocado, ou para a remover toda aquela multidão de Endermens no The End. Além disso, se o jogador está na água, não mais do que 2-3 blocos da terra seca, e pelo menos um bloco de profundidade, e provoca um Enderman, ele vai se tornar agressivo, mas ao invés atacar quando o jogador olha para ele, ele vai ficar em um lugar por pelo menos 30 segundos e, em seguida, se teletransportar para dentro da água, tomar dano, e teleportar, ou continuar a ficar em um ponto. Além disso, se o jogador continuamente olha para o Enderman por pelo menos 30 segundos, ele pode se teletransportar para longe, ou tentar atacar, e depois teleportar em cima de água. Depois de pelo menos 90-120 segundos, se o Enderman não tentou atacar ou se teletransportar para longe, ele vai virar neutro novamente.
Enderman ficará neutro se relar no fogo, ou quando é atacado com uma espada com aspecto flamejante.
Se o jogador usa uma abóbora em sua cabeça e olha para um Enderman, ele não vai virar hostil quando olhou. Uma vez provocado, no entanto, usando uma abóbora não vai impedi-lo de atacar ou teletransporte, embora ele não vai teleportar se o jogador estiver dentro do alcance corpo a corpo.
Se um Enderman entra na casa do jogador ou em outra área, e o jogador quer que ele saia, o método mais fácil de removê-lo é atirar com uma flecha, bola de neve, ou ovo, enquanto o Enderman ainda não é hostil. Isso faz com que ele se teletransportar para longe. Uma tentativa de tiro na cabeça ou tronco reduz a chance de um Enderman teletransportar para 35%, mas uma tentativa de tiro para os braços, pernas ou coxas é um teletransporte garantido. Essa tática é muito útil para os arqueiros.
Outro bom método de se livrar de Endermen dentro da casa do jogador é ter uma fonte de água no seu interior e usar um pistão para abrir e fechar esta fonte de água. Quando um Enderman entra na casa, o jogador deve abrir o portão, fique dentro da água corrente, e olhar para o Enderman. Ele virá para o jogador, se teletransportar para longe da água, voltar, e acabar morrendo.